RÁDIO BITURY

Postagem em destaque

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL NO AR COQUETEL MOLOTOV 2016 - ETAPA BELO JARDIM

Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, o festival No Ar Coquetel Molotov chega ao seu segundo ano na cidade de Belo Jardim, tra...

EVENTO; AEB - FBJ

EVENTO; AEB - FBJ

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Ex-deputado estadual Cintra Galvão Prestigia Ato de Filiações ao PTB no Recife

Armando Monteiro: “Queremos aliar prosperidade econômica com maior inclusão social”


Em mais um ato que marcou a entrada de novas lideranças ao PTB de Pernambuco, o presidente estadual da legenda, senador Armando Monteiro, fez um balanço positivo da campanha de filiações com vistas às eleições de 2014. “Eu quero dizer neste momento que o balanço que nós já podemos fazer é muito positivo para o nosso partido. Nós saímos fortalecidos deste processo, pelo grande número de adesões e de filiações de companheiros de todas as regiões de Pernambuco, do Sertão, do Agreste, da Zona da Mata, da área metropolitana”, afirmou Armando.

O senador também falou da importância do debate dos temas de interesse de Pernambuco para a construção no Estado de uma sociedade que possa, em suas palavras, aliar a prosperidade econômica com maior inclusão social. “E a prosperidade econômica em Pernambuco nos impõe não apenas a necessidade de continuar a sustentar este ciclo de crescimento, mas a necessidade de perenizá-lo e, mais do que isto, a necessidade de promover um desenvolvimento melhor, um desenvolvimento mais equilibrado”, reforçou.

Filiaram-se nesta sexta-feira (4) ao PTB o ex-prefeito de Belo Jardim, Cecílio Galvão, e o ex-candidato a prefeito de Bonito Walter Maroja. O ato foi prestigiado por lideranças do Agreste de Pernambuco, a exemplo do ex-deputado estadual Cintra Galvão, e por representantes das bancadas estadual e federal do PTB.

Veja abaixo trechos do discurso do senador Armando Monteiro:

Equilíbrio das forças políticas em Pernambuco

Armando Monteiro – “Hoje o nosso desafio é poder fazer de nosso partido, e eu tenho repetido isto, uma força independente capaz de contribuir para que Pernambuco restaure uma posição de certo equilíbrio das forças políticas, porque Pernambuco não pode ser um estado onde exista apenas um polo de influência política, um sistema unipolar. Não. Pernambuco é a pluralidade, é a diversidade. Pernambuco não se expressa através de uma única corrente política. E poder proporcionar este ambiente, em que outras forças políticas se expressam em Pernambuco, isto é muito importante para o Estado.

“É importante para que a gente possa promover o debate livremente dos temas que são do interesse de Pernambuco, é importante para que a boa política possa ser exercitada, porque a boa política compreende a necessidade de você promover sempre uma concertação, uma negociação, e isto só se realiza quando existe um sistema que esteja caracterizado pela presença de várias forças políticas”.

“Nosso projeto vai além dos limites do PTB”

Armando Monteiro – “Mas, ao mesmo tempo em que a gente afirma esta posição de independência do partido, nós temos também a compreensão de que o nosso projeto não é um projeto autosuficiente, nós não nos bastamos. O nosso projeto vai além dos limites de nosso partido. Nosso projeto só pode verdadeiramente prosperar ser nós tivermos a capacidade de construir alianças, de poder dialogar com outras forças políticas. Eu tenho dito que o PTB não cresce para esmagar ninguém, para sufocar ninguém, para cooptar ninguém. O PTB cresce para poder ter o seu espaço neste ambiente que precisa ser um ambiente plural em Pernambuco”.



Balanço positivo das filiações

Armando Monteiro – “Então, com este ciclo de filiações que nós pudemos promover ao longo destas últimas semanas, eu quero dizer neste momento que o balanço que nós já podemos fazer é muito positivo para o nosso partido. Nós saímos fortalecidos deste processo, pelo grande número de adesões e de filiações de companheiros de todas as regiões de Pernambuco, do Sertão, do Agreste, da Zona da Mata, da área metropolitana. E tudo isto passa a dar ao nosso partido uma feição de um partido verdadeiramente estadual. Porque um partido só é um partido estadual quando tem representatividade em todas as regiões de Pernambuco. E isto aumenta a responsabilidade do PTB”.

Prosperidade econômica e inclusão social

Armando Monteiro – “E hoje falam na possibilidade de candidaturas, não posso deixar de dizer que me sensibilizo com as manifestações, que sempre lembram o nosso nome. Mas quero dizer que a nossa ambição maior não é propriamente de poder construir uma candidatura apenas, mas é a de muito mais promover um debate que possa nos permitir formular uma agenda para Pernambuco, olhando os desafios que Pernambuco tem no seu presente e que se projetam no futuro. Porque nós queremos construir em Pernambuco uma sociedade que possa aliar a prosperidade econômica com maior inclusão social. E a prosperidade econômica em Pernambuco nos impõe não apenas a necessidade de continuar a sustentar este ciclo de crescimento, mas a necessidade de perenizá-lo e, mais do que isto, a necessidade de promover um desenvolvimento melhor, um desenvolvimento mais equilibrado.

“Não é justo que os pernambucanos do interior, e de algumas regiões de Pernambuco, tenham um terço da renda do pernambucano da área metropolitana. Nós convivemos com muitos desníveis de renda em Pernambuco, seja em termos interpessoais, seja em termos intraregionais. E isto é preciso que nós enfrentemos, para que não tenhamos, por assim dizer, pernambucanos de duas ou três classes. É preciso que em Pernambuco se promova um crescimento mais inclusivo.”

Desafios de Pernambuco

Armando Monteiro – “E quantos outros desafios nós temos? Na infraestrutura, na qualificação e na educação, na melhoria do sistema educacional, na melhoria nos nossos índices, em áreas expressivas, na área de saneamento, da saúde pública. Em suma, temos muitos desafios. E hoje, em homenagem aqui aos companheiros que se filiam é hora de reafirmamos também o nosso compromisso com esta questão da interiorização do desenvolvimento, que é uma ação que precisa ser feita permanentemente, uma ação indutora do Governo do Estado, para que se promova um desenvolvimento mais equilibrado em Pernambuco”.

O reconhecimento ao governo Eduardo Campos

Armando Monteiro – “Então, é exatamente nesta perspectiva que o PTB se fortalece para ajudar a impulsionar esta agenda que se projeta sobre o futuro de Pernambuco. E o PTB quando participa do debate procura sempre ser justo, creditar ao governo atual o reconhecimento por ações importantes que foram realizadas e ao mesmo tempo ter a capacidade de entender que temos que avançar muito ainda, em várias áreas, para que Pernambuco consolide este processo de desenvolvimento”.


Crescimento qualitativo do PTB

Armando Monteiro – “Então, eu me sinto feliz de chegar ao final desta campanha de filiações podendo celebrar tantas conquistas, podendo registrar um crescimento numérico, mas, sobretudo, um crescimento qualitativo do nosso PTB. E quero dizer o seguinte, o PTB está para contribuir com Pernambuco.

“O PTB não quer construir hegemonismos, o PTB não quer tutelar o sistema político de Pernambuco, mas o PTB é uma força independente que não estará subordinada a nenhuma força, salvo se isto corresponder verdadeiramente aos interesses de Pernambuco. Portanto, vamos juntos, eu tenho certeza, ajudar a construir este futuro que desejamos para Pernambuco”.


Crédito da foto: Alexandre Albuquerque/divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário