RÁDIO BITURY

Postagem em destaque

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL NO AR COQUETEL MOLOTOV 2016 - ETAPA BELO JARDIM

Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, o festival No Ar Coquetel Molotov chega ao seu segundo ano na cidade de Belo Jardim, tra...

EVENTO; AEB - FBJ

EVENTO; AEB - FBJ

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Em Solenidade de Formatura a 10ª Companhia de Engenharia e combate Comemora 27 anos de História

A 10ª Companhia de Engenharia e combate realizou na manhã de ontem (16/10), a solenidade de De comemoração aos 27 anos de História da Cia, Única Companhia de Engenharia de Combate do Norte-Nordeste a 10ª Cia E Cmb foi criada pela Portaria Ministerial Reservada Nr 39, de 16 de outubro de 1986.
Na ocasião foi realizada a   Formatura de Incorporação dos novos Soldados, com entrega de Certificados aos Soldados em destaque, e apresentação dos Soldados acompanhados da Banda Militar.
 E Premiação do Concurso Literário em sua 10ª Edição promovido pela Cia, com a participação de Alunos de Escolas Publicas e Particulares de Belo Jardim e São Bento do Una. Após a Solenidade foi servido um coquetel aos presentes.
Além das Autoridades Militares, Fizeram - se presentes o Prefeito João Mendonça, Vice Cristiano Cabeludo, os Vereadores Nen Cabeludo, Jairzinho, Tenente, Tio do Pastel, Vando de Ginaldo a Prefeita de São Bento do Una Débora Almeida acompanhada dos Vereadores Bruno Braga e Fátima Queiroz entre outros.
 Premiação do Concurso Literário 2013



O Comandante Thelmo Luiz de Vasconcelos agradeceu a todos e relatou a História da Cia.



 Prefeita de São Bento do Una Débora Almeida, Presidente da Câmara Bruno Braga, Pres. da Câmara de Belo Jardim Nen Cabeluda e Ver. Fátima Queiroz SBU


 Equipe do Lions Clube Belo Jardim
 No Centro Vice Prefeito de Belo Jardim Cristiano Cabeludo com Vereadores e Amigos

Única Companhia de Engenharia de Combate do Norte-Nordeste a 10ª Cia E Cmb foi criada pela Portaria Ministerial Reservada Nr 39, de 16 de outubro de 1986, que determinou, também, que nossa unidade ocupasse as instalações da 2ª Companhia de Engenharia de Combate do 7º Batalhão de Engenharia de Combate, “Batalhão Visconde de Taunay”, em Natal-RN.

Orgânica da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, sua localização foi alterada, em 04 de junho de 1996 pela Portaria Ministerial Nr 321, da cidade de Natal-RN para a cidade de São Bento do Uma, com a finalidade de melhor posicioná-la em relação às unidades apoiadas da Brigada Francisco Barreto de Menezes, sendo a transferência uma das prioridades do Plano Diretor do Exército.

A 10ª Cia Eng Cmb tem a missão de multiplicar o poder de combate da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, proporcionando-lhe a mobilidade terrestre, assegurando-lhe a contra-mobilidade e contribuindo para sua proteção.

Iniciou suas atividades no dia 29 de janeiro de 1988, sob o Comando do Maj Eng JORGE ERNESTO PINTO FRAXE. Começava, assim, a ganhar alma.

O prestígio adquirido durante as inspeções de instrução, as manobras de adestramento, competições esportivas e formaturas de expressivo significado, dotaram a Companhia de uma mística transformadora, que empolga todos que por aqui passam, trazendo à tona a brasilidade existente em nós soldados.

Esta predestinação vitoriosa ficou marcante nas quatro olimpíadas da 10ª Bda Inf Mtz em que a Companhia participou, no nível Subunidade das quais ganhou três.

A 10ª Cia E Cmb também participou do Batalhão de Força de Paz de Cobra vem, enviando para missão em Angola três representantes.

Entretanto crescia de envergadura a necessidade de melhor posicionar a 10ª Companhia em relação às unidades apoiadas da 10ª Bda Inf Mtz, situada em RECIFE, GARANHUNS, PETROLINA e MACEIÓ, e, para isso, o Exmo Sr Gen Ex ZENILDO DE LUCENA, Ministro do Exército baixou uma portaria transferindo a Cia do Município de NATAL-RN para o Município de SÃO BENTO DO UNA-PE.

Finalmente, no dia 19 de abril de 1998, dia do Exército Brasileiro , inflamados pela lembrança da vitória alcançada pelos nossos antepassados frente aos invasores holandeses, o Exmº Sr Ministro do Exército, Gen Ex ZENILDO DE LUCENA , inaugurou, na presença do Exmº Sr Presidente da República em Exercício, MARCO MACIEL, as novas instalações da 10ª Companhia de Engenharia de Combate. Com certeza, é o dia mais importante da história da nossa Unidade. Estampado no rosto de supremo de defender a Pátria. As lágrimas derramadas hoje por nossos integrantes, que evaporadas serão constituintes da atmosfera de vibração que envolve a Companhia, são os produtos de uma reação que envolveu trabalho exaustivo, privações de toda natureza, amor ao País, ao Exército e à Companhia. Traduzem a certeza de que deram uma significativa parcela de contribuição para a concretização deste desígnio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário