RÁDIO BITURY

Postagem em destaque

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL NO AR COQUETEL MOLOTOV 2016 - ETAPA BELO JARDIM

Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, o festival No Ar Coquetel Molotov chega ao seu segundo ano na cidade de Belo Jardim, tra...

EVENTO; AEB - FBJ

EVENTO; AEB - FBJ

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Monteiro - PB; Policia encontra plantio com mais de 200 mil pés de Maconha e Prende quase 500 quilos da Droga

Plantação de maconha em Monteiro faz a PB ser um dos principais centros de distribuição de drogas no atacado do NE

Plantação de maconha em Monteiro faz a PB ser um dos principais centros de distribuição de drogas no atacado do NE
A apreensão de quase 500 quilos de maconha, na manhã de ontem, em uma fazenda na zona rural de Monteiro, no Cariri paraibano, revelou que a Paraíba se tornou um dos principais centros de distribuição de drogas no atacado do Nordeste. A droga foi encontrada no sítio Generoba, onde a polícia estima que havia mais de 200 mil pés da planta. Parte dela, cerca de 75 quilos, já estava prensada e outros 400 quilos foram encontrados já colhidos em estado bruto, dentro de sacos, ou em processo de secagem.
Segundo o delegado de Ordem Econômica da Regional de Monteiro, Yuri Givago, o local funcionava como um centro de produção, processamento e distribuição de maconha. A droga era vendida no atacado, em pacotes acima de um quilo para ser comercializada nas bocas de fumo do município e de várias outras cidades da Paraíba.
As investigações que resultaram na descoberta deste espaço tiveram início no mês de julho, quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, no Distrito Cruzeiro do Nordeste, em Pernambuco, cerca de 4 mil quilos de maconha. “Com a apreensão, a polícia pernambucana constatou que a droga não era proveniente do seu Estado e contatou delegacias de outras unidades federativas. A partir disso, iniciamos as investigações na cidade e o Serviço de Inteligência localizou a propriedade, com área estimada em 10 mil hectares”, relatou.
O delegado explicou que a cidade paraibana, devido a sua posição geográfica, é ponto estratégico para o tráfico, funcionando como centro de distribuição de drogas. “Monteiro fica próxima dos pontos fornecedores, que são os municípios como Sertânia e Salgueiro, em Pernambuco, e também próxima dos pontos consumidores, que incluem as cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Campina Grande, Patos, entre outras”, disse Yuri Givago, acrescentando que, em geral, as apreensões realizadas na cidade são de grande quantia de drogas, majoritariamente maconha.
Na apreensão de ontem, de acordo com o delegado seccional de Monteiro, Cristiano Brito, ao chegar à propriedade, os policiais trocaram tiros com quatro homens que faziam a vigilância do local. Ninguém ficou ferido, mas os suspeitos conseguiram fugir.
“No local encontramos todo um aparato para quem trabalhava lá.
Havia uma quantidade considerável de comida armazenada, sistema de irrigação e todos os equipamentos necessários para preparar a maconha para comercialização”, relatou. A polícia vai investigar a quem pertence a propriedade. (Colaborou Tatiana Brandão)

Com Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário