RÁDIO BITURY

Postagem em destaque

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL NO AR COQUETEL MOLOTOV 2016 - ETAPA BELO JARDIM

Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, o festival No Ar Coquetel Molotov chega ao seu segundo ano na cidade de Belo Jardim, tra...

EVENTO; AEB - FBJ

EVENTO; AEB - FBJ

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Trajetória; Dr. Euno Andrade da Silva



 Faleceu no dia 4 de Dezembro de 2013; 
Trajetória
Euno Andrade da Silva, Belojardinense, nascido em 21 de abril de 1931, na Rua 1º de Janeiro, atualmente Rua Manoel Andrade da Silva, nome este dado em homenagem ao seu genitor.

         Filho do casal Manoel Andrade da Silva e Santina Oliveira Andrade. Após ter concluído o antigo Curso Primário, como não havia condições naquela época para dar continuidade a outros cursos, para não fugir da tradição familiar, iniciou sua vida comercial no ramo de estivas. Com o passar do tempo, tornou-se o primeiro depositário exclusivo da Brasil Gás de Belo Jardim.

         Em 1958, casou-se com a Sra. Inês Barbosa de Andrade, surgindo dessa união matrimonial dois filhos: Euno Andrade da Silva Filho e Maria Aparecida Barbosa de Andrade.

         Euno, como uma pessoa de idoneidade moral, em virtude da lei, foi nomeado para exercer o cargo de Juiz de Paz na Comarca de Belo Jardim, no período de 1960 à 1965.

         Para completar seus estudos, fez o curso de contabilidade na cidade de Pesqueira e anos depois cursou Direito na Faculdade em Caruaru.

         Logo em seguida, iniciou na vida pública, no governo do Prefeito Sebastião Lopes, onde exerceu os cargos de Secretário da Fazenda e Secretário de Governo.

         Ocupou o cargo de professor da Faculdade de Formação de Professor de Belo Jardim e posteriormente assumiu a função de Coordenador daquela entidade educacional.

         Durante essa jornada, Euno conseguiu a base para melhor conhecer e debater os problemas da Administração Municipal. Sendo assim, a necessidade de voltar-se para o coletivo, foi crescendo e a política foi a forma que ele, através dos seus correligionários e amigos encontrou para canalizar a força de realizar seus sonhos.

         Em 1977 candidatou-se a Vereador pela ARENA, onde foi eleito pela primeira vez, chegando a disputar 04 (quatro) mandatos. Foi Presidente desta Casa 02 (duas) vezes consecutivas, sendo eleito por aclamação. Além de parlamentar, também ocupava o cargo de Defensor Público do Estado, sendo que após sua aposentadoria continuou militando no ramo advocatício.

         Por sua postura, Euno Andrade, apresentou em todas as suas atividades, tanto como político, quanto advogado,  responsabilidade, honestidade e acima de tudo respeito para com o cidadão, numa demonstração de competência e equilíbrio profissional.

         Depois da Rua 1º de Janeiro, que foi berço da sua infância, ele elegeu a Avenida Siqueira Campos, como passarela diária, com suas passadas firmes, levando sob o braço a sua leitura predileta diária, o jornal do dia até o seu escritório advocatício.

         Porém, não deixou de olhar para o símbolo maior da cristandade que é a Matriz da Conceição, palco do sim, quando contraiu matrimônio, ao lado de sua esposa Inês Barbosa de Andrade, sua cara metade que no decorrer de mais de 50 anos de união conjugal, continua exalando amor, compreensão, respeito e cumplicidade mútua.

         Católico praticante, assíduo frequentador da Missa das 09 horas, aos domingos e participação ativa nas terças feiras do movimento católico denominado “terço dos homens”. Foi por diversas vezes juiz das Tradicionais Festas de São Sebastião e Nossa Sra. da Conceição.

          Fundador do Lions e Rotary Clube, bem como do Inhumas Tênis Clube. Amante das Bandas musicais de nossa Cidade, onde foi o autor nesta Casa do Projeto que proporciona subvenções às referidas bandas.

         Ao deixar as atividades políticas, transferiu com muita firmeza e coerência, o legado ao seu filho Euno Andrade da Silva Filho que já conta com 05 mandatos consecutivos, inclusive Presidindo esta Casa.

         É importante destacar os encontros durante a semana com seus amigos em seu escritório de advocacia e aos domingos os encontros com familiares e amigos, nos momentos de descontração, curtindo e ouvindo como fã incondicional o grande cantor que também já se foi Nelson Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário