Postagem em destaque

Black Friday Top Veículos 10 anos de sucesso, Mega Feirão vai ate 22 de dezembro em Belo Jardim.

  Vá a Top Veículos e aproveite a oportunidade de levar o carro dos seus sonhos.   Aberto aos sábados e domingos. Top Veí...

LNR Proteção Veicular

EM BELO JARDIM LEI QUE PERMITE CONTRATAÇÃO DE PARENTES É PARCIALMENTE APROVADA

Os vereadores de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, aprovaram em primeira votação o projeto de lei que permite a contratação por adoção ou afinidade de parentes, de até 3º grau, do prefeito, vice-prefeito, secretários ou vereadores para a administração pública. A votação realizada nesta terça-feira (17) terminou com 7 votos a favor e 4 contra o projeto.
O projeto ainda passará por uma segunda votação nesta quarta-feira (18). A reunião está marcada para começar às 19h, na Câmara de Vereadores, que fica localizada no Centro da cidade. Se aprovado, o projeto revogará a lei municipal que está em vigor. Esta lei institui como nepotismo a contratação de funcionários para administração pública que tenham parentesco de até 3º grau com prefeito, vice-prefeito, secretários ou vereadores.
A prefeitura já foi advertida sobre a possível prática de nepotismo pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Segundo o ministério, que entrou com uma ação de improbidade administrativa contra a gestão municipal, mesmo que a lei seja aprovada, não haverá interferência na posição do órgão, que considera o caso um desrespeito à Constituição Federal.


Segundo o MPPE, "a lei municipal nº 1765/2009 é uma norma válida, eficaz e atende integralmente a finalidades das normas imperativas para administração pública previstas na Constituição Federal e na Súmula do Supremo Tribunal Federal (STF). Sua revogação, claramente, poderá significar desvio de finalidade do novo ato normativo, violação do interesse público e por isso ser passível de controle de constitucionalidade, por atuação da Procuradoria Geral de Justiça". Segundo a promotora Ana Clézia Ferreira Nunes, a lei é vanguardista, deverá servir de exemplo e não revogada.

Em nota, a prefeitura de Belo Jardim informou que “como, após 4 anos da vigência da Lei Municipal 1.765, foram levantados questionamentos acerca da ocupação de cargos de natureza política, a Procuradoria Municipal entendeu, por bem, que o dispositivo legal deveria ser regulamentado, posicionando-se pela adição de um parágrafo ao artigo 2º da lei, deixando claros os requisitos para a configuração inequívoca de casos de nepotismo, adequando-se perfeitamente aos entendimentos dos tribunais até a presente data”.


Atualmente, seis pessoas - com algum grau de parentesco junto aos representantes dos poderes executivo e legislativo municipal - estariam ocupando cargos públicos em Belo Jardim.
A Câmara de Vereadores do município fica na Rua Amélia Soares Paes, no Centro.

DO G1 CARUARU/REGIÃO - Fotos Luiz Silva
Confira a Matéria do ABTV 1ª Edição no Link abaixo:

http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/abtv-1edicao/videos/t/edicoes/v/em-belo-jardim-lei-que-permite-contratacao-de-parentes-e-parcialmente-aprovada/3027338/


Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUPERMERCADO DE JOSA

SUPERMERCADO DE JOSA

Postagens mais visitadas

Tecnologia do Blogger.

PARCEIRO

SISPUM - SÃO BENTO DO UNA

STR - SÃO BENTO DO UNA

STR - SÃO BENTO DO UNA

SENAI PERNAMBUCO

GILSON PEÇAS E SERVIÇOS

GILSON PEÇAS E SERVIÇOS

Perfil

Minha foto
Belo Jardim, Pernambuco, Brazil
Luiz dos Santos Silva, nascido em 23/05/1978 na cidade de Brejo da Madre Deus-PE. desde 1998 que moro aqui na cidade de Belo Jardim-PE onde participei do movimento estudantil, sou Formado em Geografia pela FABEJA e estou Conselheiro Tutelar Gestão 2009/2011.Casado pai de duas filhas Laís e Lívia.

Seguidores

Visualizações

Acesse!

POUSADA APOLO

POUSADA APOLO

PARCEIROS

PARCEIROS

CCEXS - SÃO BENTO DO UNA

CCEXS - SÃO BENTO DO UNA

STB - BELO JARDIM

STB - BELO JARDIM

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

LOTEAMENTO CIDADE ALTA

LOTEAMENTO CIDADE ALTA

BLOG ASSOCIADO

Marcadores

Arquivo do blog