Postagem em destaque

Black Friday Top Veículos 10 anos de sucesso, Mega Feirão vai ate 22 de dezembro em Belo Jardim.

  Vá a Top Veículos e aproveite a oportunidade de levar o carro dos seus sonhos.   Aberto aos sábados e domingos. Top Veí...

LNR Proteção Veicular

Vereadores de Caruaru podem pegar até 56 anos de reclusã


Os dez vereadores de Caruaru presos na Operação Final podem pegar até 56 anos de reclusão, de acordo informações do delegado Erick Lessa, responsável pelo caso. Ele concluiu o inquérito e encaminhou a documentação para o Ministério Público de Pernambuco (MMPE), que poderá oferecer denúncia contra os legisladores à Justiça em até 15 dias. São mais de 500 páginas com detalhes do suposto esquema de corrupção que envolveu quase metade dos vereadores do município do Agreste do estado. 

Segundo o delegado, os vereadores governistas e de oposição cobravam propina para a aprovação de projetos do Poder Executivo. As investigações começaram em junho e, além dos vereadores do município, o delegado ouviu cinco secretários e o prefeito José Queiroz (PDT). Um dos projetos que foi investigado foi o do empréstimo de R$ 250 milhões do BNDES para a instalação do BRT (Bus Rapid Transport) em Caruaru, um projeto do PAC Mobilidade. Erick Lessa, no entanto, não revelou nenhuma prova, porque as investigações correram em segredo de Justiça. Contou apenas que foram feitas escutas telefônicas e ambientais. 

O esquema de corrupção seria comandado por dois vereadores de situação - Cecílio Pedro (PTB) e Sivaldo Oliveira (PP) - e por um de oposição - Joseval (DEM). Os dois primeiros, segundo o delegado, atuavam mais nos "bastidores" e só foram obtidas provas contra eles a partir do dia 5 de dezembro. Dessa forma, eles foram indicados uma vez por concussão, corrupção passiva e organização criminosa (esse crime tem uma tipologia diferente e tem pena mais rigorosa do que crime de formação de quadrilha). Já Joseval foi indiciado três vezes por concussão, duas vezes por corrupção passiva e uma vez por organização criminosa. Neste caso, a pena pode chegar a 56 anos de reclusão. 

Erick Lessa comentou que o prefeito José Queiroz, em seu depoimento, disse ter ciência de que os vereadores cobravam propina. O delegado, no entanto, assegurou que que a prefeitura não pagou nenhuma quantia aos vereadores para a aprovação do empréstimo para a instalação do BRT. Ele disse que não sabia porque os vereadores aprovaram o projeto. Ainda de acordo com Erick Lessa, um dos vereadores afirmou que recebeu R$ 30 mil a título de empréstimo de outros dois vereadores. "Mas esse assunto é alvo da CPI da CGU", disse o delegado. Ele ressaltou que novas diligências podem ser feitas e que o material recolhido durante a Operação Ponto Final pode resultar em outros inquéritos. 

Os vereadores, durante a entrevista do delegado Erick Lessa, estavam reunidos em um hotel da cidade com seus advogados de defesa. Eles concederam uma entrevista coletiva e afirmaram que são inocentes da acusação. 
Fonte: Diário de Pernambuco 
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUPERMERCADO DE JOSA

SUPERMERCADO DE JOSA

Postagens mais visitadas

Tecnologia do Blogger.

PARCEIRO

SISPUM - SÃO BENTO DO UNA

STR - SÃO BENTO DO UNA

STR - SÃO BENTO DO UNA

SENAI PERNAMBUCO

GILSON PEÇAS E SERVIÇOS

GILSON PEÇAS E SERVIÇOS

Perfil

Minha foto
Belo Jardim, Pernambuco, Brazil
Luiz dos Santos Silva, nascido em 23/05/1978 na cidade de Brejo da Madre Deus-PE. desde 1998 que moro aqui na cidade de Belo Jardim-PE onde participei do movimento estudantil, sou Formado em Geografia pela FABEJA e estou Conselheiro Tutelar Gestão 2009/2011.Casado pai de duas filhas Laís e Lívia.

Seguidores

Visualizações

Acesse!

POUSADA APOLO

POUSADA APOLO

PARCEIROS

PARCEIROS

CCEXS - SÃO BENTO DO UNA

CCEXS - SÃO BENTO DO UNA

STB - BELO JARDIM

STB - BELO JARDIM

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

LOTEAMENTO CIDADE ALTA

LOTEAMENTO CIDADE ALTA

BLOG ASSOCIADO

Marcadores

Arquivo do blog