Postagem em destaque

Black Friday Top Veículos 10 anos de sucesso, Mega Feirão vai ate 22 de dezembro em Belo Jardim.

  Vá a Top Veículos e aproveite a oportunidade de levar o carro dos seus sonhos.   Aberto aos sábados e domingos. Top Veí...

LNR Proteção Veicular

Programação da 13ª Festa da Renascença de Pesqueira

 Alceu Valença, Zeca Baleiro, N'Zambi entre outros

Território repleto de valorosas expressões da cultura pernambucana, Pesqueira vai viver nos próximos dias uma agenda intensa de difusão e formação cultural. De 13 a 17 de agosto, o Festival Pernambuco Nação Cultural aporta na cidade com grandes shows, espetáculos de artes cênicas, encontros de cultura tradicional, sessões de cinema e um vasto leque de oficinas gratuitas. O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secult-PE e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Pesqueira.
Celebrando com a população do Agreste a 13ª Festa da Renascença, a edição especial do FPNC tem ilustres convidados. Entre eles, os cantores Alceu Valença e Zeca Baleiro, que se apresentam na sexta (16) e no sábado (17), respectivamente. A cena autoral contemporânea também é destaque do Palco Nação Cultural, que vai levar pela primeira vez ao município a fusão  entreritmos da recifense Mamelungos e o repertório poético e intimista do catarinense radicado em Alagoas, o cantor Wado. As noites de shows no palco principal do festival serão animadas ainda pelas canções do primeiro álbum solo de Publius, cantor e instrumentista pernambucano com mais de 10 anos de carreira; e pelo reggae da olindense N´Zambi.

27 03 13 FAIXA NOVA GOIANA

Para Leo Antunes, coordenador geral do FPNC, “a proposta da grade de shows é fortalecer o diálogo entre as diversas sonoridades e formações musicais ao promover o encontro de artistas consagrados e expoentes com o público do agreste”, destaca. Ainda de acordo com Leo, “a programação das outras linguagens artísticas também busca fortalecer o intercâmbio cultural incluindo grupos cênicos de Pesqueira, Limoeiro e Recife, além de ampliar a visibilidade das produções audiovisuais pernambucanas e grupos de cultura popular da região”.

>>SHOWS DO PALCO PRINCIPAL
Palco Nação Cultural
Praça Dom José Lopes – Centro
Sempre a partir das 22h
Sexta-feira, 16/08
- Mamelungos
- Alceu Valença
- N’Zambi
Abertura e Intervalos: DJ Leo Dagga
Sábado, 17/08
- Publius
- Wado (AL)
- Zeca Baleiro
Abertura e Intervalos: DJ Leo Dagga


Cultura Indígena
Maior reduto indígena do Nordeste, Pesqueira vai abrigar durante mais um festival o Encontro das Culturas Tradicionais, com a presença de grupos e manifestações de diversas comunidades da região. Entre elas, o teatro da aldeia Cana Brava, o Membi Xukuru e o coco do Chã dos Negros e Raízes do Ororubá. O encontro acontece na Aldeia Cimbres, a partir das 18h de sexta-feira (16/08).

A programação voltada à valorização da cultura indígena contempla ainda a realização das oficinas de Interpretação para Teatro e Artesanato em Cipó na Aldeia Cana Brava (território Xucuru) e da roda de diálogo “A Importância da Cultura Tradicional”, marcada para as 17h da sexta-feira (16/08) na Aldeia Cimbres.
Palco Lado B
Do jazz ao rock, do samba de coco ao reggae! Todos os ritmos cabem no Palco Lado B, o novo polo do FPNC em Pesqueira que vai apresentar ao público do festival os artistas e bandas independentes da região. Da quinta-feira (15) ao sábado (17), sempre a partir das 18h, a Praça da Rosa vai receber o jazz contemporâneo da Olhos de Medusa; o punk rock da Diphusa; o brega rock da Los Carraras; o tradicional samba de coco do grupo Canção Piô; entre outras atrações locais.
Artes Cênicas em praça pública
Toda a programação de cênicas do FPNC em Pesqueira vai ocupar a Praça da Rosa, no centro da cidade, a partir da quarta-feira (14). Espetáculos de teatro para infância e juventude, circo e também uma mostra coreográfica serão apresentados por grupos de Recife, Pesqueira e Limoeiro. Sempre às 16h30. O destaque é para a montagem “As Roupas do Rei”, do Centro de Criação Galpão das Artes, que acontece no sábado. Com quase 15 anos de atuação, a companhia acumula participações em importantes festivais de todo o país e do exterior.
Cinema em acampamento e aldeias indígenas
Com a Mostra Especial de Curtas Metragens do 6º Festival de Cinema de Triunfo, a sétima arte também vai chegar à Aldeia Pão de Açúcar (território Xucuru), ao Acampamento Jardim (MST) e ao loteamento São Francisco (bairro do Prado). As exibições gratuitas acontecem de 15 a 17/08, sempre às 19h.
Em parceria com a Ororubá Filmes, que produz e faz circular obras audiovisuais de realizadores de comunidades tradicionais, o FPNC também vai promover sessões itinerantes de cinema nas aldeias Pé de Serra dos Nogueiras, Cana Brava e Aldeia Cimbres.
Cortejo de Cultura Popular
Caiporas, cangaceiros, bonecos gigantes e pernas de pau vão tomar as ruas da cidade no sábado, 17/08. O cortejo de cultura popular que sairá do Convento dos Franciscanos em direção ao bairro do Prado, a partir das 16h, vai contar ainda com a participação do centenário bloco Cambinda Velha de Pesqueira e da Escola de Samba Ororubá.
Formação Cultural
Nove oficinas gratuitas, além de roda de diálogo, workshop e papo criativo estão na programação do FPNC em Pesqueira. Elaborada com o objetivo de estimular talentos e apresentar novas técnicas que fomentem a confecção de rendas, por exemplo, a grade de formação cultural dialoga com a realidade e as demandas de artesãos e produtores locais. Elaboração de Projetos, Modelagem, Confecção de Pífano, Cineclube como ferramenta pedagógica e outros cursos gratuitos estão com inscrições abertas. Interessados devem procurar a Secretaria de Turismo de Pesqueira. (Darcio Rabelo)
Confira AQUI a programação completa

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUPERMERCADO DE JOSA

SUPERMERCADO DE JOSA

Postagens mais visitadas

Tecnologia do Blogger.

PARCEIRO

SISPUM - SÃO BENTO DO UNA

STR - SÃO BENTO DO UNA

STR - SÃO BENTO DO UNA

SENAI PERNAMBUCO

GILSON PEÇAS E SERVIÇOS

GILSON PEÇAS E SERVIÇOS

Perfil

Minha foto
Belo Jardim, Pernambuco, Brazil
Luiz dos Santos Silva, nascido em 23/05/1978 na cidade de Brejo da Madre Deus-PE. desde 1998 que moro aqui na cidade de Belo Jardim-PE onde participei do movimento estudantil, sou Formado em Geografia pela FABEJA e estou Conselheiro Tutelar Gestão 2009/2011.Casado pai de duas filhas Laís e Lívia.

Seguidores

Visualizações

Acesse!

POUSADA APOLO

POUSADA APOLO

PARCEIROS

PARCEIROS

CCEXS - SÃO BENTO DO UNA

CCEXS - SÃO BENTO DO UNA

STB - BELO JARDIM

STB - BELO JARDIM

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

LOTEAMENTO CIDADE ALTA

LOTEAMENTO CIDADE ALTA

BLOG ASSOCIADO

Marcadores

Arquivo do blog