RÁDIO BITURY

Postagem em destaque

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL NO AR COQUETEL MOLOTOV 2016 - ETAPA BELO JARDIM

Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, o festival No Ar Coquetel Molotov chega ao seu segundo ano na cidade de Belo Jardim, tra...

EVENTO; AEB - FBJ

EVENTO; AEB - FBJ

segunda-feira, 22 de abril de 2013

No 2° BloggerPE, O Senador Armando Monteiro; Falou que nunca escondeu que Aspira Governar o Estado



Antes de começar a sua palestra sobre a conjuntura econômica no Brasil e no exterior, o senador Armando Monteiro (PTB) destacou para os blogueiros reunidos no Recife a importância dos produtores de mídia digital. "Sei que a formação da opinião pública, hoje, passa pelo trabalho de vocês", frisou o representante de Pernambuco no Senado Federal.

Armando relembrou a amizade de longa data com o jornalista Ivan Maurício e em seguida começou a analisar a situação econômica, com uma crise que atinge a Europa e os Estados Unidos. Ele disse que essa situação atinge até a China, embora seja um país asiático, de regime comunista. "O comércio internacional caiu e a economia caminha mais lentamente", salientou, ponderando que o Brasil atualmente passa por problemas, crescendo pouco, sobretudo porque tem muitos problemas estruturais.

O Senador abriu o debate saudando todos os  blogueiros e elogiando esta ferramenta que prolifera em todo estado. “Não nos escapa a compreensão de que a opinião em Pernambuco é formada a partir da mídia digital que cada vez ganha mais importância”.

O Senador criticou o baixo crescimento econômico do Brasil. Como causas, apontou  baixo investimento, carga tributária e mal aplicação da arrecadação pelo Governo. “Gasta muito o que arrecada e ele próprio investe pouco. Máquinas são inchadas”.

Armando afirmou que  o pibinho do ano teve o peso da queda da indústria de 2,4%. “A Política de aumento da produção derruba indústria”.

Ele destacou o esforço do Governo Dilma para reduzir o custo da energia. “Mas ainda é alto”. Monteiro também destacou a importância do Governo Lula em ações estratégicas como a Refinaria de Abreu e Lima, ajudando e inverter a tendência de baixo crescimento, principalmente no estado.

Como alternativa para fortalecimento do desenvolvimento, afirmou que o desafio passa pela educação.” Tem que investir mais e melhor. O Brasil tem condições de superar isso”.

Sobre Pernambuco, Armando destacou a recuperação econômica, com crescimento maior que a média nacional de 2007 a 2012, com mais de 5%. “Este ano de 2012 Pernambuco cresceu 2,3%, melhor que o 0,9% do país”, disse, destacando o que chamou de reindustrialização de Pernambuco, destacando a gestão de Eduardo Campos  por projetos importantes de interiorização do crescimento.

Só tem uma maneira de garantir que Pernambuco tenha crescimento sustentável no futuro, com maior participação da sociedade. Defendeu agilidade em ações como a conclusão da Trans nordestina  Transposição do São Francisco e obras de infra estrutura hídrica como a Adutora do Pajeú.

Mas todo mundo queria ouvir mesmo sua impressão sobre 2014. “A copa vai encurtar o processo eleitoral, para o bem ou para o mal”, disse, prevendo um pleito “emocionante”. Sobre Eduardo Campos, Monteiro afirmou que não sabe se ele será candidato, mas a sucessão passará por ele de um jeito ou de outro.

Sobre Pernambuco, Armando mostrou o quanto está empolgado com a perspectiva de disputar o governo e falou de forma muito aberta aos blogueiros. “Nunca escondi que aspiro governar meu estado”, revelou.
Texto: Roberto Almeida, Junio Fifa com adaptação do Blog Jardim do Agreste

Nenhum comentário:

Postar um comentário