Representantes da Fetape, CPT, do MST e dos quilombolas estiveram reunidos com o secretário da Educação do estado, Ricardo Dantas, na manhã da ultima terça-feira (23), para ouvir a resposta à pauta de reivindicações sobre Educação do Campo, entregue no último dia 27 de março.
Durante o diálogo, o secretário se comprometeu em abrir processo de seleção para a contratação de professores, entre os meses de maio e junho, que irão atuar nos Programas Saberes da Terra e no Educação de Jovens e Adultos (EJA) Campo.
Ricardo Dantas informou, ainda, que vai fazer uma articulação entre a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a União dos Dirigentes Municipalistas em Educação (Undime), Secretaria de Educação e os Movimentos Sociais do Campo para o aprimoramento do modelo atual do regime de colaboração do transporte do alunos/as, bem como da merenda escolar no campo.
O governo também anunciou que a Coordenação de Educação do Campo irá fazer, na reunião da Comissão Pedagógica, no próximo dia três de maio, o mapeamento das turmas que estão cadastradas, para definição das que serão atendidas, ainda este ano, pelo EJA Campo.
Dantas falou sobre a retomada da Formação dos Professores do Programa Saberes da Terra, pela UPE. O terceiro módulo teve início nesta terça-feira (23). Ainda, ficou garantido, por parte do Estado, que esses mesmos educadores receberão formação específica, coordenadas pelos Movimentos Sociais, com caráter político-pedagógico.
Os Movimentos negociaram, ainda, a participação do secretário na reunião do Comitê Estadual de Educação do Campo, que será realizada em junho, onde serão tratados a inclusão da Educação do Campo no Plano Estadual de Educação e o espaço da Educação do Campo na estrutura organizacional da Secretaria de Educação.
A Secretaria assumiu o compromisso de implementar todos os projetos produtivos das turmas do Programa Saberes da Terra, coordenados pela Fetape, que estão localizados nos municípios de São Bento do Una, Canhotinho, Águas Belas e Itaiba, pertencentes a Gerência Regional de Educação (GRE) de Garanhuns.
A vice-presidente e coordenadora do Setor de Políticas Sociais da Fetape, Maria Aparecida de Melo (Mulica), avalia como positivo o resultado da reunião. Dentre os avanços, ela destaca a articulação estabelecida entre a AMUPE, UNDIME, a Secretaria de Educação do Estado e os Movimentos Sociais do Campo, para discutir o regime de colaboração entre os entes federados, que irá garantir o atendimento do transporte escolar e da merenda. “Estamos confiantes que, com essa parceria, iremos avançar na nossa luta”, comemora. |
Postagem em destaque
Black Friday Top Veículos 10 anos de sucesso, Mega Feirão vai ate 22 de dezembro em Belo Jardim.
Vá a Top Veículos e aproveite a oportunidade de levar o carro dos seus sonhos. Aberto aos sábados e domingos. Top Veí...
Home »
FETAPE - Mulica
» Movimentos Sociais do Campo recebem resposta do governo do estado sobre Educação do Campo
Movimentos Sociais do Campo recebem resposta do governo do estado sobre Educação do Campo
Luiz dos Santos Silva, nascido em 23/05/1978 na cidade de Brejo da Madre Deus-PE. desde 1998 que moro aqui na cidade de Belo Jardim-PE onde participei do movimento estudantil, sou Formado em Geografia pela FABEJA e estou Conselheiro Tutelar Gestão 2009/2011.Casado pai de duas filhas Laís e Lívia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário