RÁDIO BITURY

Postagem em destaque

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL NO AR COQUETEL MOLOTOV 2016 - ETAPA BELO JARDIM

Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, o festival No Ar Coquetel Molotov chega ao seu segundo ano na cidade de Belo Jardim, tra...

EVENTO; AEB - FBJ

EVENTO; AEB - FBJ

sábado, 27 de abril de 2013

Movimentos Sociais do Campo recebem resposta do governo do estado sobre Educação do Campo


Representantes da Fetape, CPT, do MST e dos quilombolas estiveram reunidos com o secretário da Educação do estado, Ricardo Dantas, na manhã da ultima terça-feira (23), para ouvir a resposta à pauta de reivindicações sobre Educação do Campo, entregue no último dia 27 de março.
Durante o diálogo, o secretário se comprometeu em abrir processo de seleção para a contratação de professores, entre os meses de maio e junho, que irão atuar nos Programas Saberes da Terra e no Educação de Jovens e Adultos (EJA) Campo.
Ricardo Dantas informou, ainda, que vai fazer uma articulação entre a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a União dos Dirigentes Municipalistas em Educação (Undime), Secretaria de Educação e os Movimentos Sociais do Campo para o aprimoramento do modelo atual do regime de colaboração do transporte do alunos/as, bem como da merenda escolar no campo.
O governo também anunciou que a Coordenação de Educação do Campo irá fazer, na reunião da Comissão Pedagógica, no próximo dia três de maio, o mapeamento das turmas que estão cadastradas, para definição das que serão atendidas, ainda este ano, pelo EJA Campo.
Dantas falou sobre a retomada da Formação dos Professores do Programa Saberes da Terra, pela UPE. O terceiro módulo teve início nesta terça-feira (23). Ainda, ficou garantido, por parte do Estado, que esses mesmos educadores receberão formação específica, coordenadas pelos Movimentos Sociais, com caráter político-pedagógico.
Os Movimentos negociaram, ainda, a participação do secretário na reunião do Comitê Estadual de Educação do Campo, que será realizada em junho, onde serão tratados a inclusão da Educação do Campo no Plano Estadual de Educação e o espaço da Educação do Campo na estrutura organizacional da Secretaria de Educação.
A Secretaria assumiu o compromisso de implementar todos os projetos produtivos das turmas do Programa Saberes da Terra, coordenados pela Fetape, que estão localizados nos municípios de São Bento do Una, Canhotinho, Águas Belas e Itaiba, pertencentes a Gerência Regional de Educação (GRE) de Garanhuns.
 A vice-presidente e coordenadora do Setor de Políticas Sociais da Fetape, Maria Aparecida de Melo (Mulica), avalia como positivo o resultado da reunião. Dentre os avanços, ela destaca a articulação estabelecida entre a AMUPE, UNDIME, a Secretaria de Educação do Estado e os Movimentos Sociais do Campo, para discutir o regime de colaboração entre os entes federados, que irá garantir o atendimento do transporte escolar e da merenda. “Estamos confiantes que, com essa parceria, iremos avançar na nossa luta”, comemora.

Fetape, Foto - Ademar Filho (SEE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário