Postagem em destaque

Black Friday Top Veículos 10 anos de sucesso, Mega Feirão vai ate 22 de dezembro em Belo Jardim.

  Vá a Top Veículos e aproveite a oportunidade de levar o carro dos seus sonhos.   Aberto aos sábados e domingos. Top Veí...

LNR Proteção Veicular

Sinjope e Fenaj lamentam decisão do TJPE que rompe liberdade de imprensa com censura prévia



Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgaram nota oficial lamentando decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) que agride o princípio da Liberdade de Imprensa consagrado no Artigo 220 da Constituição Brasileira. A decisão foi tomada pelo juiz de plantão Sebastião de Siqueira Souza, que no seu arrazoado chegou a admitir que o pedido de liminar contido na ação cautelar movida pelo presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) se chocava com o princípio constucional mas, mesmo assim, alegando conflito de dois princípios constitucionais, optou por romper a garantia da liberdade de imprensa. Conheça a Nota Oficial:

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do
Estado de Pernambuco (Sinjope)

Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)
Nota Oficial

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) e a 
Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm a público lamentar a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), na pessoa do juiz de plantão Sebastião de Siqueira Souza, que agride o princípio da Liberdade de Imprensa consagrado no Artigo 220 da Constituição Brasileira.

No dia 31 de agosto, o referido juiz acolheu pedido de liminar em ação cautelar impetrada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado estadual Guilherme Uchoa (PDT). Determinou, assim, que as empresas Diario de Pernambuco, TV Clube e Jornal do Commercio e o jornalista Josley Cardinot se abstenham de vincular o nome e a imagem do deputado a um suposto tráfico de influência ocorrido em processo judicial de guarda de menor. O caso tramita na Vara da Infância e Juventude da Comarca de Olinda. O mesmo juiz estabeleceu uma multa de R$ 50 mil por cada ato de violação à sua decisão.

O episódio em questão envolve denúncia do Ministério Público de Pernambuco (MP-PE) sobre possível favorecimento promovido por uma juíza, em processo de adoção no qual estaria envolvida a filha do deputado Guilherme Uchoa, Giovana Uchoa, citada num agravo regimental encaminhado ao TJPE como “filha de um político influente deste Estado” (sic). A importância e relevância do deputado, aliás, é ressaltada na própria ação cautelar, na qual ele é identificado como "deputado estadual, presidente da Assembléia Legislativa, juiz de direito aposentado, ex-desembargador eleitoral, governador interino em dois períodos e advogado" (sic).

Sinjope e a 
Fenaj não estão aqui discutindo o mérito do caso em questão. Estranham, no entanto, que o juiz Sebastião de Siqueira Souza, admitindo que o pedido do deputado Guilherme Uchoa conflitava com o direito à liberdade de imprensa e o direito de expressão, tenha concedido liminar contra "supostas matérias caluniosas". Afirmando estar baseado em "prova carreada aos autos", o magistrado decidiu que "não há justificação” para o uso do nome do parlamentar associado ao fato.

A reação do Sinjope e da 
Fenaj, entidades que representam a categoria dos jornalistas em Pernambuco e no Brasil e que, históricamente, lutam pelo direito à Comunicação, é motivada por esta decisão do juiz, que vemos como um retrocesso, no sentido de que contribui para o cerceamento da liberdade de Imprensa. Respeitamos todas as instâncias de apuração e julgamento, conscientes de que o desejo dos poderes estabelecidos e da sociedade em geral deve ser o de que a justiça prevaleça, e que eventuais danos possam ser reparados, e de preferência evitados, pelo exercício responsável do papel que têm a Imprensa e o Judiciário.

Porém, instituir a censura prévia, com ameaça de multa, é um ato de coerção que tão somente priva a sociedade de acompanhar o desenrolar dos fatos. Se há inverdades ou distorções em alguma publicação, cabe ao deputado Guilherme Uchoa buscar a devida correção, o que também saberemos defender. O que não podemos aceitar passivamente é a utilização de um instrumento pernicioso à democracia, à necessária transparência do Poder Público, ao exercício de uma imprensa responsável e à construção de uma sociedade cada vez mais cidadã.


A Diretoria
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUPERMERCADO DE JOSA

SUPERMERCADO DE JOSA

Postagens mais visitadas

Tecnologia do Blogger.

PARCEIRO

SISPUM - SÃO BENTO DO UNA

STR - SÃO BENTO DO UNA

STR - SÃO BENTO DO UNA

SENAI PERNAMBUCO

GILSON PEÇAS E SERVIÇOS

GILSON PEÇAS E SERVIÇOS

Perfil

Minha foto
Belo Jardim, Pernambuco, Brazil
Luiz dos Santos Silva, nascido em 23/05/1978 na cidade de Brejo da Madre Deus-PE. desde 1998 que moro aqui na cidade de Belo Jardim-PE onde participei do movimento estudantil, sou Formado em Geografia pela FABEJA e estou Conselheiro Tutelar Gestão 2009/2011.Casado pai de duas filhas Laís e Lívia.

Seguidores

Visualizações

Acesse!

POUSADA APOLO

POUSADA APOLO

PARCEIROS

PARCEIROS

CCEXS - SÃO BENTO DO UNA

CCEXS - SÃO BENTO DO UNA

STB - BELO JARDIM

STB - BELO JARDIM

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

LOTEAMENTO CIDADE ALTA

LOTEAMENTO CIDADE ALTA

BLOG ASSOCIADO

Marcadores

Arquivo do blog