RÁDIO BITURY

Postagem em destaque

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL NO AR COQUETEL MOLOTOV 2016 - ETAPA BELO JARDIM

Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, o festival No Ar Coquetel Molotov chega ao seu segundo ano na cidade de Belo Jardim, tra...

EVENTO; AEB - FBJ

EVENTO; AEB - FBJ

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Armando, “Protagonistas do desenvolvimento são os pernambucanos”

Senador Armando Monteiro diz que sociedade precisa discutir mais os problemas do Estado para enfrenta-los nos próximos anos

Prestigiado por mais de 650 pessoas, entre empresários, profissionais liberais e líderes políticos, o senador Armando Monteiro apresentou os caminhos que Pernambuco precisa percorrer para garantir mais crescimento e desenvolvimento no futuro. Durante palestra promovida pelo Grupo de Executivos do Recife (GERE), disse que é preciso analisar com equilíbrio os desafios que o Estado ainda tem para enfrentar, sem pessimismo mas, ao mesmo tempo, sem otimismo exagerado.

“Há duas posições que são em princípio inaceitáveis. Uma é aquela dos pessimistas de plantão, dos céticos, daqueles que ficam sempre apontando as mazelas, que acham que a gente está condenado a perder. Esta posição é inaceitável. Mas precisamos também cuidar para que entendamos ainda a nossa posição relativa. Ou seja, não resvalemos para posições ingenuamente otimistas. Temos um longo caminho ainda a percorrer. E para isto precisamos, todos, e sobretudo a sociedade de Pernambuco, ter a compreensão de seu papel”, ressaltou, após indicar a necessidade de mais investimentos pesados em infraestrutura, em qualificação profissional, em qualificação das empresas, visando assegurar que Pernambuco continue crescendo e que se desenvolva mais.

Armando Monteiro também defendeu a ideia de que o desenvolvimento econômico não é uma dádiva, mas uma conquista da sociedade: “Muito mais importante do que os governos, é a sociedade, porque é dela que emanam verdadeiramente os governos. Os governos são melhores quanto melhores são as sociedades, porque os governos são, na sua essência, seres reativos. Os verdadeiros protagonistas do processo de desenvolvimento são todos os pernambucanos. Aqueles que trabalham no seu cotidiano, o micro e pequeno empresário, os empreendedores de Pernambuco, e todos aqueles que atuam nos seus espaços, para dar uma contribuição a Pernambuco”.

O senador Armando Monteiro fez uma longa avaliação do crescimento extraordinário de Pernambuco nos últimos anos, ressaltando, porém, que ainda há muitos desafios a serem enfrentados, em áreas como a da educação, que apresentam indicadores ainda relativamente baixos. E defendeu que a sociedade pernambucana discuta mais os seus problemas, visando enfrenta-los nos próximos anos: “Vamos ampliar o espaço de debate em Pernambuco, sem patrulhamento, sem clivagens políticas, porque Pernambuco é de todos nós”.


Crédito da foto: José Alves/divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário