Postagem em destaque

Black Friday Top Veículos 10 anos de sucesso, Mega Feirão vai ate 22 de dezembro em Belo Jardim.

  Vá a Top Veículos e aproveite a oportunidade de levar o carro dos seus sonhos.   Aberto aos sábados e domingos. Top Veí...

LNR Proteção Veicular

ROLINHAS E AVES DE ARRIBAÇÃO OU AVOANTES

Há uns 12 ou 15 anos mais ou menos, aqui em Belo Jardim era muito comum se encontrar nos bares, vários tipos de aves para vender, inclusive rolinhas, aves de arribação, nambus e outros abatidos, aos montes, principalmente, vindo do Sertão de Pernambucano, como era o caso das avoantes que vinham da África para o sertão com o objetivo de fazer seus ninhos, procriarem e depois voltarem para o seu habitat. Só que isso não acontecia completamente porque os caçadores durante a noite abatiam enormes quantidades dessas aves para venda, impedindo que as mesmas concluíssem o seu ciclo natural.

Graças a Deus que na época houve uma fiscalização bastante severa e nunca mais se viu esses animaizinhos na boca do povo por ocasião dos comes e bebes. Tanto é que, nós estamos vendo constantemente em nossa cidade cenas de casais de rolinhas nas ruas, nas praças, em cima das árvores construindo seus ninhos, na zona rural e até se acostumando com a presença das pessoas.

Contudo, tenho uma notícia muito ruim: não é que muita gente, ou seja, caçadores de Belo Jardim voltaram a abater em grande quantidade as pobrezinhas das rolinhas? Alguns locais em nossa cidade já dispõem inclusive nas feiras livres ao preço de R$ 1 real e as autoridades têm que interferirem nesse sentido, não só o IBAMA, Ministério Público, Polícia, a sociedade como um todo, mas também a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município, através do seu Secretário Engenheiro Agrônomo André Rocha no sentido de coibir essa prática e conscientizar as pessoas para que não tirem a vida dessas aves e, consequentemente impeçam que existam os compradores. Certa vez tive o prazer de conhecer a cidade de Uberaba-MG e fiquei maravilhado com a quantidade de rolinhas, pombos, burguês e outras espécies que nem conheço, nos fios de iluminação pública e nas ruas dando demonstração de que não eram molestadas pelo predador homem, naquela região.

-prsantos-
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUPERMERCADO DE JOSA

SUPERMERCADO DE JOSA

Postagens mais visitadas

Tecnologia do Blogger.

PARCEIRO

SISPUM - SÃO BENTO DO UNA

STR - SÃO BENTO DO UNA

STR - SÃO BENTO DO UNA

SENAI PERNAMBUCO

GILSON PEÇAS E SERVIÇOS

GILSON PEÇAS E SERVIÇOS

Perfil

Minha foto
Belo Jardim, Pernambuco, Brazil
Luiz dos Santos Silva, nascido em 23/05/1978 na cidade de Brejo da Madre Deus-PE. desde 1998 que moro aqui na cidade de Belo Jardim-PE onde participei do movimento estudantil, sou Formado em Geografia pela FABEJA e estou Conselheiro Tutelar Gestão 2009/2011.Casado pai de duas filhas Laís e Lívia.

Seguidores

Visualizações

Acesse!

POUSADA APOLO

POUSADA APOLO

PARCEIROS

PARCEIROS

CCEXS - SÃO BENTO DO UNA

CCEXS - SÃO BENTO DO UNA

STB - BELO JARDIM

STB - BELO JARDIM

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

LOTEAMENTO CIDADE ALTA

LOTEAMENTO CIDADE ALTA

BLOG ASSOCIADO

Marcadores

Arquivo do blog