RÁDIO BITURY

Postagem em destaque

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL NO AR COQUETEL MOLOTOV 2016 - ETAPA BELO JARDIM

Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, o festival No Ar Coquetel Molotov chega ao seu segundo ano na cidade de Belo Jardim, tra...

EVENTO; AEB - FBJ

EVENTO; AEB - FBJ

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Estudantes pernambucanos conquistam premiação para o Brasil no Mundial de Robótica, na Holanda

Os alunos do Colégio Santa Emília, de Olinda, que participaram do Mundial de Futebol de Robôs (Robocup), em Eindhoven, no sul da Holanda,- trazem na bagagem duas premiações para o Brasil. A equipe Positronics, que desembarca no Recife nesta terça-feira, recebeu premiação em duas categorias:  Categoria “Dance” (prêmio de melhor performance de super team) e Categoria “Soccer” (prêmio de melhor trabalho em equipe).
A competição foi dividida em duas categorias principais: a competição para Equipes de Universitários, que envolveu desde Resgate até diversas modalidades de Futebol de Robôs; e a Junior, da qual participaram estudantes com até 19 anos, em modalidades como Resgate, Dança e Futebol de Robôs. O Governo do Estado de Pernambuco custeou as passagens dos estudantes da equipe Positronics à Europa
A Robocup é a principal disputa mundial da categoria, e tem como objetivo promover o crescimento e o desenvolvimento das áreas de robótica e inteligência artificial. Mais de cinco mil estudantes de diversos países participaram da competição. Os alunos do Colégio Santa Emília representaram o Brasil em três categorias distintas: Resgate A, Dança e Futebol de Robô.
Conquistas
Em 2012 os alunos da equipe Positronics conquistaram o 1º lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica, em Fortaleza, no Ceará, ao criar um robô para resgatar uma "vítima". Ele é capaz de andar em linha reta, subir rampas, desviar de obstáculos e resgatar "vítimas". Segundo o aluno Lucas Cavalcanti, o robô foi criado para ser totalmente autônomo. Com os sensores de luz, identifica a trajetória a seguir. E com os microcontroladores, toma as decisões de desviar dos obstáculos. Essa foi a primeira vez em que uma equipe do Norte/Nordeste conquistou esse título. Os alunos do Colégio Santa Emília também conquistaram o segundo lugar nas categorias RoboCup Junior Dance, nível 2, e Robocup Soccer, nível 1, o quarto lugar no Robocup Junior Dance, nível 1, e ainda foram Medalha de Mérito Internacional da Olimpíada Brasileira de Robótica.
Informações: ABBC - Agência Brasileira de Comunicação Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário