Conta-se
que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para
dar sua aula, mas os alunos estavam ansiosos para contar as novidades aos
colegas e a excitação era geral. Depois de tentar, educadamente, por várias
vezes, conseguir a atenção dos alunos para a aula, o professor perdeu a
paciência e disse: “Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez”. Um
silêncio carregado de culpa se instalou na sala e o professor continuou. “Desde
que comecei a lecionar, e isso já faz muitos anos, descobri que nós professores
trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei
que, de cada cem alunos apenas cinco fazem realmente alguma diferença no
futuro. Apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma
significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95%
servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar
nada de útil.
O
interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem
atenção irá notar que, de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a
diferença. De cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de
táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; de 100 conhecidos, quando
muito, 5 são verdadeiros amigos, fraternos e de absoluta confiança. E podemos
generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco
são verdadeiramente especiais.
são verdadeiramente especiais.
É uma
pena não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível eu
deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora.
Assim, então, teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria
tranquilo, sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como
saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso.
Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais,
apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto.
Claro que
cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. “Obrigado pela
atenção e vamos à aula de hoje”. O silêncio se instalou na sala e o nível de
atenção foi total. Afinal, nenhum dos alunos desejava fazer parte do “resto”, e
sim, do grupo daqueles que realmente fazem a diferença. Mas, como bem lembrou o
sábio professor, só o tempo dirá a que grupo cada um pertencerá. Só a atuação
diária de cada pessoa a classificará, de fato, num ou noutro grupo.
Pense
nisso! Se você deseja pertencer ao grupo dos que realmente fazem a diferença,
procure ser especial em tudo o que faz. Desde um simples bilhete que escreve as
coisas mais importantes, faça com excelência. Seja fazendo uma faxina,
atendendo um cliente, cuidando de uma criança ou de um idoso, limpando um
jardim ou fazendo uma cirurgia, seja especial. Para ser alguém que faz a
diferença, não importa o que você faz, mas como faz. Ou você faz
tudo da melhor forma possível, ou fará parte do “resto”.
Pense
nisso e seja alguém que faz a diferença… Alguém que com sua ação torna a vida
das pessoas melhores. Pense nisso E MOTIVA GENTE.
Autor Desconhecido
Josué
Barbosa
Universitário
Palestrante
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