RÁDIO BITURY

Postagem em destaque

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL NO AR COQUETEL MOLOTOV 2016 - ETAPA BELO JARDIM

Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, o festival No Ar Coquetel Molotov chega ao seu segundo ano na cidade de Belo Jardim, tra...

EVENTO; AEB - FBJ

EVENTO; AEB - FBJ

segunda-feira, 25 de março de 2013

IFPE oferece 660 oportunidades para unidade de Belo Jardim



Já estão abertas as inscrições para 7.714 vagas gratuitas em cursos de capacitação por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas serão oferecidas nos nove campi do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), localizados em Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão. Ao todo, a expectativa é oferecer 215 cursos e formar 251 turmas ao longo deste ano. No ano passado, o primeiro do programa, foram 2,8 mil vagas em 67 cursos. A lista de cursos disponíveis em cada campus pode ser encontrada no site www.ifpe.edu. br. A previsão é de que grande parte das aulas iniciem em abril.

A coordenadora Geral do Pronatec no IFPE, Maria José Gonçalves de Melo, explicou que as inscrições precisam ser feitas presencialmente nos órgãos que estão oferecendo cada um dos cursos, que também estão disponíveis no site do Instituto. Podem participar do projeto trabalhadores, estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas (incluindo Educação de Jovens e Adultos), povos indígenas, comunidades quilombolas, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, pessoas que recebem benefícios dos programas federais e praças do Exército e Aertonáutica com baixa do Serviço Militar.

A seleção dos alunos será feita por ordem de inscrição. “Esses cursos são de formação inicial e continuada (FIC) e possuem duração mínima de 160 horas e máxima de 400 horas. Estamos trabalhando para ofertar, também, cursos técnicos, mas isso só deve ocorrer no segundo semestre ou em 2014”, afirmou Maria José. “As aulas são totalmente gratuitas e os inscritos são beneficiados com um auxílio financeiro para condução e para o lanche, mas o valor não é integral. Por isso, é melhor que eles se inscrevam em cursos nas localidades onde eles moram”, indicou. O valor da assistência estudantil é de R$ 2 por hora aula - em média, R$ 8 por dia. Outras informações sobre os cursos também podem ser conseguidas nos campi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário