Postagem em destaque

Black Friday Top Veículos 10 anos de sucesso, Mega Feirão vai ate 22 de dezembro em Belo Jardim.

  Vá a Top Veículos e aproveite a oportunidade de levar o carro dos seus sonhos.   Aberto aos sábados e domingos. Top Veí...

LNR Proteção Veicular

Belo Jardim Assume o Trânsito


A falta de respeito com as leis de trânsito pode estar com os dias contados nesta cidade do Agreste pernambucano. A mudança pode vir através de um projeto de lei que ampliou os poderes do Departamento Municipal de Trânsito e Tráfego, integrante da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo. Agora, o órgão ficará responsável por gerir e fiscalizar o trânsito no município. O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado ontem pelo prefeito Marcos Coca Cola.
A aprovação do projeto é o primeiro passo para a municipalização do trânsito na cidade, a exemplo do que já acontece em outros municípios, como Caruaru e Garanhuns, na mesma região. A novidade é vista com bons olhos pelos motoristas, mas alguns ainda temem que os apadrinhamentos políticos acabem comprometendo a execução das leis.
"Faz 20 anos que a gente luta por isso. A educação no trânsito aqui é péssima. Entre outros problemas, têm os carros clandestinos que fazem lotação", diz o presidente da Cooperativa de Transporte Alternativo de Belo Jardim, Reginaldo Geraldo dos Santos, 49. Ele conta que a fiscalização acontece raramente e é feita por equipes do Detran-PE. Sem fiscalização, os motoristas clandestinos de lotação chegam à cidade, prejudicando os que pagam alvará da prefeitura.
Para o taxista Adilson José de Lima, 44, que está organizando uma cooperativa da categoria, a intervenção dos políticos pode acabar prejudicando a aplicação da lei. "Aqui não se respeita nada. Não sei se os políticos vão deixar funcionar. Eles podem acabar tirando multas de apadrinhados", pontua. Segundo ele, entre as infrações mais cometidas estão a falta de habilitação e o não uso do cinto de segurança.
O mototaxista Rafael de Souza Silva, 30, confirma que o desrespeito às leis de trânsito é constante na cidade, mas acredita no novo projeto. "Vai ser bom, vai ajeitar o trânsito. Tem que ter guarda para fiscalizar", destaca. Segundo ele, os mototaxistas do município pagam o alvará à prefeitura.
De acordo com o procurador municipal Risonaldo Costa, o Departamento Municipal de Trânsito e Tráfego já existia na estrutura da secretaria, mas tinha poder limitado. "O projeto ampliou os poderes de atuação do departamento. Entre outras coisas, agora temos autonomia para firmar convênios para o que for necessário", explica.
Segundo ele, o próximo passo será criar a Junta Administrativa de Recursos de Infração de Trânsito (Jari) e a guarda municipal, que também terá competência para fiscalizar. "Se não houver empecilhos, acredito que tudo estará pronto em 90 dias", afirma. De acordo com o censo de 2010, Belo Jardim tem uma frota de 13.986 veículos.
Fonte: JC
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUPERMERCADO DE JOSA

SUPERMERCADO DE JOSA

Postagens mais visitadas

Tecnologia do Blogger.

PARCEIRO

SISPUM - SÃO BENTO DO UNA

STR - SÃO BENTO DO UNA

STR - SÃO BENTO DO UNA

SENAI PERNAMBUCO

GILSON PEÇAS E SERVIÇOS

GILSON PEÇAS E SERVIÇOS

Perfil

Minha foto
Belo Jardim, Pernambuco, Brazil
Luiz dos Santos Silva, nascido em 23/05/1978 na cidade de Brejo da Madre Deus-PE. desde 1998 que moro aqui na cidade de Belo Jardim-PE onde participei do movimento estudantil, sou Formado em Geografia pela FABEJA e estou Conselheiro Tutelar Gestão 2009/2011.Casado pai de duas filhas Laís e Lívia.

Seguidores

Visualizações

Acesse!

POUSADA APOLO

POUSADA APOLO

PARCEIROS

PARCEIROS

CCEXS - SÃO BENTO DO UNA

CCEXS - SÃO BENTO DO UNA

STB - BELO JARDIM

STB - BELO JARDIM

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

LOTEAMENTO CIDADE ALTA

LOTEAMENTO CIDADE ALTA

BLOG ASSOCIADO

Marcadores

Arquivo do blog