A Secretaria de Cultura, Turismo e Paisagismo de Belo Jardim, juntamente com a Escola Municipal Luiza Leopoldina Lopes, promoveram uma apresentação Cultural com índios da Tribo Fulni-ô da Cidade de Águas Belas. As apresentações iniciaram por volta das 18:35 horas em comemoração do Dia da Consciência Negra. O evento é de extrema importância, uma vez que, há vários mitos sobre os povos indígenas e que também sofrem discriminações e racismos.
O Representante da tribo Fulni-ô, por nome de Boró, falou da importância da Tribo está participando da homenagem ao Dia da Consciência Negra em Xucuru . " Há muito tempo existiam os Quilombos ou os Quilombolas que eram compostos por Índios e Negros, o Distrito de Xucuru é muito importante pelo nome que tem, pois significa Tribo Indígena". Boró lembrou ainda da semelhança entre os Índios e os Negros pelo seu espaço enquanto cidadão brasileiro.
A Tribo Fulni-ô tem o Cacique João Ponte como líder do grupo FEARIÁ, com uma população de 6.000 mil Índios, localizados na Cidade de Águas Belas, no Agreste Meridional de Pernambuco, e tem como principal idioma o YATEE, sendo a única Tribo a presevar este dialeto indígena, segundo o Mestre Boró
Os índios dançaram vários rítmos tribais, como começando pelo toré, um ritual indígena de etnias do Nordeste do Brasil. Foi repassada de geração em geração, através da tradição oral. Possui em diferentes formatos e significados conforme a etnia que o pratica. A tribo apresentou também samba de côco identificando o índio com o negro e o cântico mostrando o valor das terras indígenas e o surgimento da Tribo Fulni-ô " Cariri, Carijó e Interior.
O Representante da Tribo convidou aa população à participar das danças e como a população de Xucuru tem grande afinidade com a cultura, participou do Côco de Roda.
As comunidades locais que melhor preservam o Coco de Roda em Xucuru são Sítio palha e Lagoa.
Com uma duração de aproximadamente 50 minutos, a belíssima apresentação, diga-se de passagem, foi encerrada com uma dança típica da Tribo Fulni-ô e os agradecimentos do Mestre Boró, ressaltando que a ideia de violência de Índio é apenas um mito.
O Diretor de Turismo Flávio Passos agradeceu a presença de todos e a parceria da Escola de Xucuru em nome dos Gestores Vicnte e Verônica e tod eqquipe com a Scretaria de Cultura, Turismo e Paisagismo na pessoa da Secretária Andréia Mendonça. Sobre os aplausos de todos que lotaram a praça, os Índios Fulni-ô se despediram de Xucuru.
Parabéns à Secretaria de Cultura e a Escola Luiza Leopoldina Lopes pela iniciativa da apesentação em homenagem ao Dia da Consciência Negra em nosso distrito de Xucuru.
Xucuru em Foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário