Postagem em destaque

Black Friday Top Veículos 10 anos de sucesso, Mega Feirão vai ate 22 de dezembro em Belo Jardim.

  Vá a Top Veículos e aproveite a oportunidade de levar o carro dos seus sonhos.   Aberto aos sábados e domingos. Top Veí...

LNR Proteção Veicular

A FABEJA, em: "Alegria de pobre dura pouco"


Há alguns meses atrás, a Faculdade de Belo Jardim foi contemplada pelo Proupe (Programa Universidade para Todos) do Governo do Estado, o programa destina bolsa de estudos para alunos das autarquias municipais. A AEB foi contemplada com 800 bolsas, a segunda colocada dentre as treze autarquias do Estado. Motivo de festa para @s estudantes, a notícia foi veiculada/festejada nos meios de comunicação da cidade e região.

Essa seria,inclusive, uma maneira da FABEJA sair da crise, professor@s, alun@s e funcionári@s contavam com isso.
Mas, como diz o dito popular “alegria de pobre dura pouco”, veio o balde de água fria: como exigência para assinatura do acordo, era preciso que a Autarquia estivesse adimplente junto aos órgãos governamentais. No entanto,a realidade é cruel. Deve muito, não nega e nem paga! Só com o INSS e com o FGTS, a dívida ultrapassa a casa dos 6 (seis) milhões de reais, a isso, ainda soma-se um montante devedor ao Fundo de Previdência de Belo Jardim - O Belo Jardim/PREV.



Deve haver por lá, um grande ralo por onde o dinheiro que entra escoa, pois não precisa ter grandes conhecimentos contábeis para entender a equação: Receita (+ de 1.800 alunos) X despesas, para saber que a FABEJA tem sim condição de se manter financeiramente.

Vale aqui lembrar, que das 13 autarquias municipais contemplada com esse programa, apenas Belo Jardim fica de fora. A inadimplência é grande!
O prefeito da cidade, procurado pelos professores, em reunião afirmou que não pode ajudar a FABEJA a sair do buraco, e nós até sabemos os motivos, ela também está atolada em dívidas.
Para onde vai o dinheiro da arrecadação da cidade, a receita da Faculdade...ninguém sabe, a gente só sabe que entra, e não é pouco não, isso você pode ter certeza.
Agora, cá pra nós, débitos dessa magnitude não se acumulam do dia pra noite, isso é fato!
A verdade é que essas dívidas foram geradas historicamente pelos vários presidentes da AEB ao longo dos anos e aprofundadas na dinastia dos Mendonça/DEM. Ou seja, se o caso for parar nas mãos do Poder Judiciário, muitos presidentes e prefeitos terão que dar explicações.
Do jeito que a coisa tá andando, a FABEJA, uma Instituição que existe há 35 anos, que já formou milhares de profissionais ao longo da sua história, poderá fechar suas portas, trazendo sérias conseqüências para a cidade, além das centenas de professor@s e funcionári@s desempregad@s, mais de 1.800 alun@s da cidade e da região ficarão a ver navios.

Uma coisa é certa, sem que haja a quitação dos débitos, não há caminho/estratégia que possa fazer com que a Faculdade seja beneficiada com esse programa ou qualquer outro que possa vir no futuro.
O correto seria que professor@s e alun@s da entidade levassem essa situação para ser resolvida na Justiça, se isso não acontecer, muito em breve será jogada a última pá de cal! O que resta por lá não dá nem pro caldo!

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUPERMERCADO DE JOSA

SUPERMERCADO DE JOSA

Postagens mais visitadas

Tecnologia do Blogger.

PARCEIRO

SISPUM - SÃO BENTO DO UNA

STR - SÃO BENTO DO UNA

STR - SÃO BENTO DO UNA

SENAI PERNAMBUCO

GILSON PEÇAS E SERVIÇOS

GILSON PEÇAS E SERVIÇOS

Perfil

Minha foto
Belo Jardim, Pernambuco, Brazil
Luiz dos Santos Silva, nascido em 23/05/1978 na cidade de Brejo da Madre Deus-PE. desde 1998 que moro aqui na cidade de Belo Jardim-PE onde participei do movimento estudantil, sou Formado em Geografia pela FABEJA e estou Conselheiro Tutelar Gestão 2009/2011.Casado pai de duas filhas Laís e Lívia.

Seguidores

Visualizações

Acesse!

POUSADA APOLO

POUSADA APOLO

PARCEIROS

PARCEIROS

CCEXS - SÃO BENTO DO UNA

CCEXS - SÃO BENTO DO UNA

STB - BELO JARDIM

STB - BELO JARDIM

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

LOTEAMENTO CIDADE ALTA

LOTEAMENTO CIDADE ALTA

BLOG ASSOCIADO

Marcadores

Arquivo do blog