RÁDIO BITURY

Postagem em destaque

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL NO AR COQUETEL MOLOTOV 2016 - ETAPA BELO JARDIM

Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, o festival No Ar Coquetel Molotov chega ao seu segundo ano na cidade de Belo Jardim, tra...

EVENTO; AEB - FBJ

EVENTO; AEB - FBJ

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Morre Biu Fundador do Bloco de Belo Jardim O Boi de Biu


créditos: Gory Vieira

Biu de Sancha, Biu Soriano, Biu do Boi...um homem de poucos bens, analfabeto mas de grande sensibilidade! Ao longo de quase meio século se organizou como pode para manter viva a tradição carnavalesca da nossa cidade, preservando a história do Boi Bumbá.  

Enquanto os vários Blocos desse mundão sem porteiras teimam em ser, e não são, o maior bloco do mundo, Biu nunca se importou em ser o Menor, tendo gente ou não, nos dias de momo o Boi vai para a rua, talvez tenha sido essa forma de fazer, que fez do Boi de Biu o mais conhecido e autêntico bloco de carnaval da cidade.

Este ano, graças a Biu, Belo Jardim teve Carnaval sim, pois mesmo doente, ele botou o bloco na rua e que, felizmente, foi registrado pela blogueira Gory Vieira (veja aqui).

Biu entendeu desde muito cedo que: "Toda invenção do homem, se não tiver quem cuide, morre". O bom seria que especificamente, os nossos gestores buscassem compreender o significado disso, as tradições são a representação de um povo e sua história. E na sua solidão, soube ser persistente/resistente.



Hoje, o nosso Biu deixa esse plano, o corpo está sendo velado na Rua João Monteiro, 99 (nas imediações do Sindicato dos Trabalhadores Rurais), o sepultamento será amanhã dia 26/02, as 09h00.

Biu, um autêntico severino, "...certamente está em paz consigo mesmo, é o que importa. Não precisa de honras nem de alardes em seu último desfile, deixemos isso para os hipócritas. Desfila em paz Biu do Boi" (Décio Lima)



créditos: Gory Vieira

Pela semente por ele plantada, fica conosco a responsabilidade de continuar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário