RÁDIO BITURY

Postagem em destaque

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL NO AR COQUETEL MOLOTOV 2016 - ETAPA BELO JARDIM

Apresentado pelo Instituto Conceição Moura, o festival No Ar Coquetel Molotov chega ao seu segundo ano na cidade de Belo Jardim, tra...

EVENTO; AEB - FBJ

EVENTO; AEB - FBJ

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Encontro Municipal do Conselho de Desenvolvimento Rural de Belo Jardim 2013


O Sítio Pascoal, no município de Belo Jardim, recebeu semana passada o 1º Encontro Municipal do Conselho de Desenvolvimento Rural de Belo Jardim (CMDR). O encontro aconteceu nos dias 21 e 22 de fevereiro, com apoio da Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Produção e Desenvolvimento Rural.
O encontro foi realizado com o objetivo de fortalecer e articular lideranças e comunidades para construção de uma pauta de luta em parceria com organizações sociais e poder público. A proposta do conselho é orientar a comunidade, ouvindo suas necessidades, para que em parceria com organizações sociais e poder público os grupos se sintam mais amparados e motivados. De acordo com Nena Senhorinho, organizadora do evento, o conselho surgiu da necessidade de aumentar a mobilização desses grupos, “antes do conselho, as reuniões eram rápidas e não havia tempo de dialogar sobre as necessidades”, afirmou Nena.
Nena explica ainda que “a partir das demandas levantadas pelas comunidades, a equipe pensa em como dialogar com eles, orientando-os, principalmente na formação política. Eles são bastante participativos, mesmo com toda dificuldades, eles têm muita vontade. O objetivo é dar mais elementos, fazer com que o grupo se sinta mais motivado”.
Dentre os temas discutidos no encontro houve palestras sobre a importância dos conselhos municipais, a importância política da participação na organização local e quais as dificuldades, necessidades e potencialidades da comunidade. Na ocasião esteve presente o Secretário de Produção rural e Meio Ambiente, André Rocha, o representante do Prorural Caruaru, Kléber Gonzaga, além de presidentes e representantes de comunidades vizinhas. Dentre os presentes também estiveram Agricultores Rurais, Quilombolas, Pescadores e os Sítios: Mimoso Seco, Moepá do Monte, Angico, Balança e a comunidade do lago Tatú.
Iara Albuquerque
ASCOMPMBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário